O feriado de Corpus Christi deve gerar R$ 5 bilhões para o turismo de São Paulo, com aumento de 7% no fluxo de turistas em relação ao ano anterior, totalizando 2,9 milhões de viajantes, segundo estimativas do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
A festividade de Corpus Christi, celebrada 60 dias após a Páscoa, tem origem na Idade Média e é associada à religião católica. Em São Paulo, estado com mais templos religiosos no Brasil, segundo o IBGE, a data coincide com eventos religiosos como a Marcha para Jesus e visitas a santuários católicos e protestantes.
O turismo religioso em São Paulo atrai cerca de 20 milhões de visitantes anualmente, colocando a cidade no topo da lista do IBGE, com maior número de templos religiosos.
“Vivemos em um estado com uma gama de opções, não só em dias comuns, mas também durante os feriados. O turismo religioso estimula os setores de hospedagem, alimentação e transporte”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Sondagem da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP), revela ocupação de 57,5% em hotéis de SP durante feriado. Capital lidera com 47,5% de fluxo turístico, seguida pelo litoral norte com 80,5% e Vale do Ribeira com 95% de expectativa de ocupação hoteleira.