Paróquia de Santa Fé do Sul divulga programação para solenidade de Corpus Christi

Na quinta-feira (30), fieis católicos de Santa Fé do Sul celebram o Dia do Corpus Christi com missa campal e procissão pelas ruas da cidade com os tradicionais tapetes coloridos feitos de serragem, flores e outros materiais.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Paróquia de Santa Fé do Sul divulga programação para solenidade de Corpus Christi
Corpus Christi celebra o corpo e sangue de Jesus Cristo na festa religiosa da Igreja Católica - Reprodução

A Paróquia São João Batista de Santa Fé do Sul realiza, nesta quinta-feira (30), uma solenidade em celebração ao Dia do Corpus Christi.

A programação deste ano promete ser especialmente emocionante, com destaque para a tradicional procissão pelas ruas da cidade, ornamentadas com belíssimos tapetes coloridos feitos de serragem, flores e outros materiais.

Além da procissão, haverá missa campal, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e apresentações que enriquecem o significado desta festividade tão importante para a comunidade católica.

Veja a programação completa abaixo:

7h30: Preparação do tapete de Corpus Christi

16h: Missa Campal na Praça Salles Filho

17h30: Procissão pelas ruas da cidade

Trajeto:

A procissão sairá de frente a Igreja Matriz São João Batista, seguirá pela Avenida Conselheiro Antônio Prado, Rua Doze, passando pela Rua Sete, descerão pela Avenida Navarro de Andrade retornando novamente à Praça Salles Filho.

Em muitas cidades, assim como no município, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Corpus Christi

Corpus Christi celebra o corpo e sangue de Jesus Cristo na festa religiosa da Igreja Católica, ocorrendo 60 dias após a Páscoa ou na quinta-feira após a Santíssima Trindade. A celebração destaca o sacramento da eucaristia, instituído por Jesus na quinta-feira santa.

Durante a celebração, missas festivas são realizadas e as ruas são decoradas para a procissão do Santíssimo Sacramento, liderada pelo Bispo ou pároco da Igreja, e acompanhada por fiéis em todo o país.

A tradição de enfeitar as ruas começou em Ouro Preto, em Minas Gerais, e a procissão é recomendada pelo Código de Direito Canônico.