Na manhã desta sexta-feira, dia 19 de abril, a Polícia Federal de Jales (SP) deflagrou a operação "Voto Certo" contra fraudes em inscrições eleitorais em Nova Castilho (SP).
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça eleitoral de Auriflama (SP) com o objetivo de apreender documentos, celulares, além de outros elementos de prova. Um dos mandados foi cumprido na sede da Casa da Agricultura de Nova Castilho.
Os materiais apreendidos serão encaminhados para o setor técnico científico da Polícia Federal, onde será realizada a perícia. As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos, incluindo eventuais eleitores que realizaram a transferência do titulo eleitoral sem ter vinculo com o município.
As pessoas investigadas poderão responder pelos crimes de inscrever fraudulentamente eleitores, induzir eleitor a se inscrever no município com infração das normas eleitorais e fazer uso de documentos falsificados ou alterados. As penas somadas podem chegar a 12 anos de prisão, além de multa.
A Polícia Federal de Jales ressalta ainda que neste ano vem realizando em conjunto com a Justiça Eleitoral, diversas ações dedicadas ao combate de crimes eleitorais na região Noroeste Paulista. São 44 municípios que estão sendo monitorados de perto com o objetivo de reprimir e prevenir práticas eleitorais ilegais.