Governo de SP vai substituir praças de pedágios por cobrança digital. Motoristas irão pagar por quilometro rodado

  • Go to the profile of  Renan Cáceres
Renan Cáceres
· 1 minuto de leitura
Governo de SP vai substituir praças de pedágios por cobrança digital. Motoristas irão pagar por quilometro rodado

Tarcísio Freitas (Republicanos), governador do Estado de São Paulo, esteve em São José do Rio Preto (SP) nesta sexta-feira, dia 10 de março, na solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), no Parque tecnológico.

Freitas aproveitou o encontro para dizer que o novo contrato de concessão de rodovias estaduais terá inicio em abril. Durante seu discurso para políticos, autoridades, imprensa e o público presente, o governador afirmou que vai substituir as praças físicas de pedágio pela cobrança por quilômetro rodado, mas não disse quando isso deve começar a ser feito.

O novo sistema, mais conhecido como “Free Flow”, irá acabar com a necessidade de parar nos guichês de pedágio para efetuar o pagamento. Na maioria dos casos, a cobrança consiste em um adesivo, que permite o pagamento através das plataformas bancárias por meio do PIX, cartão de crédito ou carteira digital.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o não pagamento é considerado uma infração grave e gera uma multa de R$ 195,23, mais cinco pontos na CNH do condutor (a).

Tarcísio garantiu que será feita apenas a substituição e não serão instaladas novos pontos de cobrança. Este foi o primeiro compromisso oficial do governador em São José do Rio Preto. Também esteve presente o secretário da saúde, Eleuses Paiva, secretário de segurança pública Guilherme Derrite, secretário de governo Gilberto Kassab, Roberto Lucena do Turismo e a prata da casa Coronel Helena do esporte.