Colisões frequentes levam órgão de trânsito a adotar medida temporária para garantir segurança em cruzamento

Diretor do Departamento de Trânsito de Santa Fé do Sul explica que quebra-molas na rua 15 é solução temporária para reduzir acidentes; local deve receber semáforos.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
Colisões frequentes levam órgão de trânsito a adotar medida temporária para garantir segurança em cruzamento

Após uma série de acidentes graves, o Departamento Municipal de Trânsito de Santa Fé do Sul anunciou a instalação de um quebra-molas na Rua 15, via preferencial que conecta os bairros à região central da cidade e dá acesso à Avenida Navarro de Andrade. O cruzamento com a Rua 16, que liga a região sul da cidade, tem sido frequentemente palco de colisões, algumas fatais, o que levou à adoção de medidas para melhorar a segurança no local.

José Diego, diretor do Departamento Municipal de Trânsito, revelou ao Portal017/Jovem Pan que a instalação do quebra-molas é uma solução temporária para enfrentar o elevado número de acidentes no cruzamento. A prefeitura planeja a instalação de semáforos no local, embora ainda não haja uma data definida para a sua implementação.

“Existe um problema antigo de acidentes graves na rua 16 com a 15, levando à instalação de redutores de velocidade para conscientizar os motoristas sobre a imprudência. Mesmo sendo beneficiados com semáforos, a situação demanda medidas para amenizar a situação e evitar acidentes. É necessário que os motoristas tenham consciência não apenas nesse local, mas em todos os lugares.”, disse.

O recente acidente mais notável envolveu uma Fiat Toro e um Voyage no cruzamento das ruas 15 e 16. O Voyage, que estava trafegando pela Rua 16, invadiu a preferencial na Rua 15, resultando em danos materiais significativos aos veículos, que ficaram imobilizados na calçada em frente ao Sindicato Rural de Santa Fé do Sul. Felizmente, ninguém se feriu.

Acidente ocorreu no dia 17 de agosto no cruzamento - Reprodução/Wilson Colombo

Em 8 de março, o motociclista Claudenilson Lima, conhecido como "Neno", sofreu um acidente fatal no mesmo cruzamento. De acordo com a Polícia Militar, Neno, pilotando uma Honda CG 160, colidiu com um Ford Fiesta conduzido por uma mulher que teria desrespeitado a sinalização. O motociclista, que estava acompanhado da esposa, faleceu dois dias depois em decorrência dos ferimentos.

Passageira da motocicleta sofreu apenas ferimentos leves - Alex Santos

Além disso, diretor também anunciou a instalação de quatro faixas elevadas em diferentes pontos do município. Essas ‘lombofaixas’ serão implantadas na Avenida Mariano Vicente Filho, em frente à escola COC; nos dois sentidos da Avenida Navarro de Andrade, entre a Praça Salles Filho; em frente à Escola Municipal Agnes Ribeiro; e na Avenida Valdemar Lopes Ferraz, próximo à Conpav. As lombofaixas são projetadas para elevar o pavimento e melhorar a segurança dos pedestres, além de atuar como redutores de velocidade.

“Alguns redutores de velocidade foram instalados no município após um processo licitatório. Uma empresa começou a instalação das lombofaixas  e outra irá finalizar com a pintura em breve. O objetivo é melhorar o trânsito na região. A localização dos redutores já foi definida e o processo já teve início” falou.