Voluntários se mobilizam para campanha de cadastro de doadores de medula óssea

A ação para cadastramento de possíveis doadores de medula óssea do projeto Seja um Herói - Salve Vidas, aconteceu nesta terça-feira (25), na Etec de Santa Fé do Sul

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Voluntários se mobilizam para campanha de cadastro de doadores de medula óssea
Para participar os voluntários deveriam ter idade entre 18 e 54 anos - Divulgação

Na terça-feira (25) foi realizada mais uma campanha para cadastramento de possíveis doadores de medula óssea do projeto Seja um Herói - Salve Vidas e equipe do Hemocentro de Fernandópolis. A ação aconteceu na Etec de Santa Fé do Sul, das 19 às 21h. Foram realizados mais de 11 cadastros e coletas, além de atualização cadastral.

Para participar os voluntários deveriam ter idade entre 18 e 54 anos, apresentar boa saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante) e estar munidos de documentos pessoais, como RG, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após o preenchimento da ficha de inscrição, era realiza a coleta de uma pequena amostra de sangue para a tipagem de HLA, que identifica as características genéticas de cada indivíduo.

Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

Quem quiser ser um doador de medula óssea pode procurar o Hemocentro de Fernandópolis e realizar o cadastro que é permitido para quem tem entre 18 e 35 anos. Não podem ser doadoras as pessoas portadoras de doenças oncológicas, hepatites B e C e HIV. Os documentos necessários são: RG, CPF e Cartão SUS.

Veja:

0:00
/12:02