Um incêndio atingiu uma área de plantação de cana-de-açúcar, além de pastagens, às margens da Rodovia Euclides de Oliveira Figueiredo, em Andradina (SP), no início da tarde desta terça-feira (30). A área pertence à Usina Raízen – Unidade Gasa.
Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas da própria usina foram mobilizados para conter as chamas. A fumaça se espalhou rapidamente e pôde ser vista a quilômetros de distância, exigindo atenção redobrada dos motoristas que trafegavam pela rodovia.
De acordo com informações apuradas pelo Portal 017/Jovem Pan, ninguém ficou ferido e nenhum maquinário foi atingido. Os brigadistas continuam os trabalhos de combate para evitar que o fogo avance para uma área de preservação permanente próxima à plantação.
Conforme o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 20 Alqueires de terra foram atingidos, inclusive uma Área de Preservação Permanente (APP).
A empresa não informou a extensão da área atingida e as possíveis causas do incêndio, que deverão ser investigadas.
Em nota, a Raízen informou que o que o fogo foi controlado pelas equipes de brigadistas e a origem do incêndio ainda é desconhecida. Além disso, empresa reforçou que não utiliza fogo em suas operações, realiza colheita 100% mecanizada, mantém monitoramento constante das áreas agrícolas.
Nota íntegra:
A Raízen informa que, na tarde desta terça-feira (30/09), foi identificado um foco de incêndio em canavial no município de Andradina (SP). As equipes de brigadistas da companhia atuaram no local e o fogo foi controlado. A origem do incêndio é desconhecida.
A companhia reforça que não utiliza fogo em suas operações, adota colheita 100% mecanizada e realiza monitoramento constante de suas áreas agrícolas, mantendo um compromisso sólido com práticas sustentáveis. Também são implementadas medidas preventivas, como aceiros e planos de contingência, para mitigar impactos e garantir resposta rápida em situações de emergência.
A Raízen disponibiliza o canal gratuito 0800 770 2233, para que qualquer cidadão possa comunicar ocorrências de incêndio em áreas de cultivo.
Alerta de queimadas
Na segunda-feira (29), a Defesa Civil divulgou um alerta de risco elevado de queimadas em várias cidades do interior de São Paulo. O aviso, válido até sexta-feira (3), destaca que a combinação de altas temperaturas e baixa umidade do ar aumenta significativamente o risco de incêndios florestais.
As regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Marília, Bauru e Sorocaba estão classificadas em nível de emergência — o mais grave da escala de risco.