VÍDEO: Frutal, no interior de Minas Gerais, registra dois tremores de terra em menos de 11 minutos

O tremor mais forte atingiu 4.0 de magnitude. Segundo a Defesa Civil do município mineiro, uma casa apresentou rachaduras, mas sem comprometer a estrutura. Além disso, estão coletando mais informações para análise da situação.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
VÍDEO: Frutal, no interior de Minas Gerais, registra dois tremores de terra em menos de 11 minutos
O registro foi feito pela Rede Sismográfica Brasileira e analisados pelo Centro de Sismologia da USP - Reprodução

O município de Frutal (MG), a cerca de 270 km de Santa Fé do Sul (SP), registrou dois tremores de terra na terça-feira (21). O tremor mais forte atingiu 4.0 de magnitude na escala Richter (mR), que classifica a intensidade dos abalos e vai de um a nove.

O primeiro evento ocorreu às 10h08, pelo horário de Brasília, e foi sentido pela população local. Em seguida, às 10h19, ocorreu outro tremor na região, de magnitude 3.2 mR.

O registro foi feito pela Rede Sismográfica Brasileira e analisados pelo Centro de Sismologia da USP. Os eventos foram considerados de baixa magnitude, mas suficientes para terem sido percebidos pela população.

Segundo o sismólogo Bruno Collaço da RSBR e Centro de Sismologia da USP, desde 2015, já foram registrados 22 pequenos tremores em Frutal (MG), sendo este de 4.0 o maior deles. Desde abril de 2023, há uma sequência de tremores nessa região sempre com magnitudes menores que 3.

Tremores de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil. Em geral, esses pequenos sismos são causados por pressões geológicas movimentando pequenas fraturas na crosta terrestre.   

Segundo Arthur Queiroz Vieira - Agente de Proteção e Defesa Civil de Frutal, uma casa apresentou rachaduras, mas sem comprometer a estrutura. A Defesa Civil está coletando dados e informações, contatando organizações estaduais e nacionais para análise da situação. Além disso, aguardam respostas para entender melhor os eventos registrados e a situação atual.

0:00
/1:29

Arthur Queiroz Vieira - Agente de Proteção e Defesa Civil de Frutal (MG) - Reprodução

Nota prefeitura

Em nota divulgada em uma rede social, a prefeitura de Frutal disse que o “evento inesperado causou pânico e curiosidade” e recomenda a população manter a calma e procurar espaços abertos em caso de novos tremores:

“O evento foi novidade para todos, causando pânico e curiosidade. Pedimos que mantenham a calma e, caso ocorram novos tremores, procurem espaços abertos, longe de estruturas, como casas, prédios, outdoor e árvores. Sempre busquem informações em sites confiáveis e jamais espalhem notícias falsas.

Caso houver novos tremores, e notarem o surgimento de rachaduras pela estrutura ou outros danos estruturais significativos pedimos que entre em contato com a Defesa Civil através do número 199.

 A Defesa Civil de Frutal continuará averiguando o caso e buscando o máximo de informações possíveis sobre o evento e a possibilidade do mesmo se repetir com tamanha magnitude.”

 Confira registros dos tremores

0:00
/1:45

 Outros tremores

Em um período de 24 horas, quatro tremores de terra foram identificados na cidade de Frutal, em Minas Gerais.

Os sismos começaram na noite do dia 27 de março, com o maior de magnitude 2.6 na escala Richter. Outros tremores de magnitude 2.3, 2.2 e 2.5 também foram registrados até a manhã do dia 28 de março de 2024.