O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estendeu a campanha de vacinação contra influenza até o dia 14 de julho. A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal e prevenir complicações respiratórias. Para receber a imunização, basta comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Durante os meses de abril a junho deste ano, a campanha já aplicou 5.573.549 doses nos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico, idosos, entre outros. Além disso, foram administradas 2.635.530 doses para os grupos sem comorbidades.
A diretora da Divisão de Imunização da SES, Ligia Nerger, enfatiza a importância da vacinação anual contra a gripe, pois os anticorpos diminuem com o tempo e o vírus pode sofrer alterações. Ela destaca que a baixa adesão à vacinação, especialmente entre puérperas e gestantes, é preocupante e reforça a necessidade de imunização nesses grupos.
Além da vacinação, são recomendados cuidados como lavar as mãos frequentemente, higienizar objetos, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, manter o ambiente arejado, manter-se hidratado e ter uma alimentação saudável para evitar a transmissão de vírus respiratórios.
Para mais informações sobre vacinas e esclarecimento de dúvidas, o portal “Vacina 100 Dúvidas”, criado pela SES/SP, está disponível para acesso através do link: [https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/] (https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/).
Locais de vacinação em Santa Fé do Sul:
- ESF Treze de Maio;
- ESF Bela Vista;
- e Clínica de Atenção à Saúde (Clias).