A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) multou a Usina Cofco International Brasil em R$ 5 milhões e 400 mil pela morte de toneladas de peixes no rio São José dos Dourados, na região de Meridiano. O caso foi registrado em outubro do ano passado e teve como causa o vazamento de vinhaça no curso d’água.
De acordo com a CETESB, a investigação apontou que o problema ocorreu após o rompimento de uma tubulação da usina, o que permitiu que a vinhaça atingisse o rio. O material é um resíduo da produção de etanol e, quando lançado de forma irregular no meio ambiente, pode provocar a redução de oxigênio da água e a morte de peixes.
Além da aplicação da multa, o órgão ambiental determinou que a empresa adote uma série de medidas preventivas. Entre elas estão a verificação das condições de todas as tubulações, a instalação de sistemas de segurança para evitar novos vazamentos e o reforço no controle do transporte da vinhaça, principalmente em áreas próximas a rios e regiões de preservação ambiental.
A CETESB informou ainda que recebeu denúncias de mortandade de peixes em outros municípios da região, como Sebastianópolis do Sul, Nhandeara e Magda. Equipes técnicas estiveram nos locais indicados, mas não encontraram indícios de contaminação ou peixes mortos. Por isso, essas ocorrências foram descartadas.
O presidente da ONG S.O.S São José dos Dourados, Cleomar Faria Gonçalves, afirmou que a entidade recebeu a decisão de forma positiva, destacando que esta foi a maior mortandade de peixes já registrada na região.
Em nota enviada ao Portal017/Jovem Pan, a COFCO International informou que foi notificada pela CETESB e que vem colaborando com as autoridades desde o início das apurações. A empresa afirmou ainda que irá recorrer da multa. Ainda segundo a nota, o vazamento ocorreu em uma rede de água da propriedade no dia 24 de outubro e foi rapidamente contido. A empresa sustenta que o episódio não teria causado a mortandade de peixes no rio São José dos Dourados, que, conforme os autos do processo, teria começado antes do dia 15 de outubro.
NOTA:
A COFCO International confirma que foi notificada pela CETESB e tem cooperado integralmente com as autoridades competentes desde o início da investigação. A empresa recorrerá da multa. O vazamento em uma rede de água na propriedade da COFCO International ocorreu em 24 de outubro, que foi imediatamente contido e não causou a mortandade de peixes no rio São José dos Dourados, que começou antes de 15 de outubro, de acordo com os autos do processo. A COFCO International reitera seu compromisso com a proteção ambiental e com as comunidades das quais faz parte.
*Atualizada para acréscimo de informação