Um casal foi preso nesta terça-feira (1°) em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, acusado de extorquir empresários por meio da divulgação de notícias falsas nas redes sociais. De acordo com a Polícia Civil de Fernandópolis, que liderou a operação, os bens dos suspeitos foram bloqueados com o objetivo de ressarcir as vítimas, com o prejuízo total estimado em mais de R$ 100 mil.
O delegado responsável pela investigação, Everson Contelli, revelou que cinco vítimas denunciaram o casal à polícia, sendo a maioria de Fernandópolis. Uma das vítimas relatou um prejuízo de R$ 15 mil. A polícia informou que o casal usava perfis nas redes sociais para divulgar notícias falsas, com o intuito de extorquir dinheiro das vítimas, segundo o G1.
O esquema de extorsão ocorria de forma progressiva: inicialmente, o casal exigia dinheiro para não publicar notícias prejudiciais em veículos digitais; em seguida, exigiam mais dinheiro para não divulgar informações falsas que poderiam afetar a reputação das vítimas e suas empresas; e, por fim, ameaçavam atingir familiares das vítimas, como ocorreu no caso de uma vítima que teve filhos mencionados nas ameaças.
Após publicar a primeira notícia falsa, o casal procurava as vítimas e seus familiares para exigir dinheiro, sob a ameaça de continuar as divulgações. As investigações resultaram no bloqueio dos perfis dos suspeitos nas redes sociais, interrompendo o esquema de extorsão.