Uma aposentada de 74 anos, moradora do bairro Vila São Judas Tadeu, em São José do Rio Preto, foi vítima de um golpe que resultou em um prejuízo de quase 58 mil reais. O caso, que já se tornou comum no plantão policial da cidade, ocorreu no final de dezembro e está sendo investigado pela Polícia Civil.
De acordo com o relato da idosa na Central de Flagrantes, no dia 27 de dezembro, ela recebeu a visita de uma mulher que se apresentou como entregadora de uma plataforma de comércio online. A golpista afirmou que tinha um presente para entregar, mas que, para concluir a entrega, seria necessário tirar uma foto da aposentada, supostamente para comprovar a entrega junto à empresa. A mulher ainda alegou que havia chegado a pé, dizendo que o carro estaria parado na esquina por conta de problemas mecânicos.
A farsa só foi descoberta dias depois, quando a idosa tentou sacar sua aposentadoria e percebeu que sua conta havia sido esvaziada. Além disso, golpistas abriram contas em seu nome por meios digitais e contrataram empréstimos, totalizando um prejuízo de R$ 57.912,09. A vítima procurou sua agência bancária, onde conseguiu acesso a planilhas que detalhavam as transações ilegais realizadas em seu nome.
A Polícia Civil já está apurando o caso e alerta a população para esse tipo de golpe. Criminosos utilizam estratégias cada vez mais sofisticadas para enganar suas vítimas, especialmente idosos. O cuidado com informações pessoais e a atenção redobrada com visitas inesperadas em casa são fundamentais para evitar situações como essa.