Frente fria traz esperança de alívio ao calor intenso no estado de São Paulo

Em contraste, Santa Fé do Sul (SP) continua a sofrer com o calor intenso. As chances de chuvas significativas devem permanecer limitadas a apenas 31% na segunda-feira (16).

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Frente fria traz esperança de alívio ao calor intenso no estado de São Paulo
O impacto da frente fria será mais notável no litoral paulista - Reprodução

A partir deste domingo (15), o estado de São Paulo deve experimentar um alívio significativo das altas temperaturas e do tempo seco que têm predominado nas últimas semanas, conforme previsto pelo Climatempo. Esta será a primeira frente fria de setembro a apresentar amplitude significativa, trazendo uma massa de ar mais gelada que promete quebrar temporariamente a onda de calor.

O impacto da frente fria será mais notável no litoral paulista, onde se esperam acumulados de chuva significativos. Modelos meteorológicos indicam que as regiões da Baixada Santista e as áreas de divisa entre São Paulo e Paraná poderão registrar acumulados superiores a 60 mm, com a possibilidade de volumes ainda maiores. Um alívio para essas áreas, que têm enfrentado condições severas de seca.

Em contraste, Santa Fé do Sul (SP) continua a sofrer com o calor intenso. Neste sábado (14), a cidade amanheceu com variação de nuvens e temperatura amena, com mínima registrada em torno de 24ºC. Contudo, o calor persistente e não dará trégua, com a máxima prevista de 38ºC e um alerta de baixa umidade, que deve oscilar entre 20% e 30%. Não há previsão de chuvas para hoje, e a mínima para a noite é esperada em torno de 30ºC.

O domingo (15) apresentará condições semelhantes às do sábado, com sol e algumas nuvens durante o dia. À noite, o céu ficará mais nublado, mas sem previsão de precipitação. A temperatura máxima pode atingir 37ºC.

As chances de chuvas significativas devem permanecer limitadas a apenas 31% na segunda-feira (16), com redução para 10% ao longo da semana. A alta concentração de fumaça na atmosfera também pode afetar a qualidade da chuva, caso ocorra.

A partir da próxima semana, as mínimas devem variar entre 18 e 21ºC, oferecendo uma pequena variação no clima.