Santa Fé do Sul intensifica esforços na prevenção da paralisia infantil com campanha de vacinação

Campanha de vacinação contra a Poliomielite em Santa Fé do Sul, iniciada no dia 27 de maio, busca aumentar a cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos. Ação encerra no dia 14 de junho.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Santa Fé do Sul intensifica esforços na prevenção da paralisia infantil com campanha de vacinação
A ação, que começou no dia 27 de maio segue até o dia 14 de junho - Reprodução

A Secreta Municipal de Saúde iniciou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Santa Fé do Sul (SP), visando aumentar a cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos. A ação, que começou no dia 27 de maio segue até o dia 14 de junho, integra o calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde.

Para a imunização, os pais devem levar é as crianças menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a caderneta de vacinação, documento com foto da criança e Cartão SUS.

Já os bebês de até 11 meses e 29 dias, caso necessário serão vacinados com a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), conforme esquema vacinal do Calendário Estadual de Vacinação.

O local de aplicação é na Clias, Rua 8, 440, das 7h30 às 16h30; ESF 13 de Maio na Rua 7 de Setembro, 792, das 7h30 às 12h e das 14h às 16h30 e ESF Bela Vista na Rua 33, 635, das 7h30 às 12h e das 14h às 16h30.

Dia D

Dia D da Vacinação contra Poliomielite será no sábado, 8 de junho, das 7h30 às 16h, nos locais: ESF Vila Mariana, Treze de Maio, Bela Vista e línica de Atenção à Saúde (Clias).

A expectativa é imunizar em todo o estado 95% das crianças entre um e menores de cinco anos de idade. Em 2022,  a cobertura vacinal em todo o estado foi de 77,13%. Já em 2023, ficou em 85,65%, de acordo com o Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde.

Poliomielite

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas e estes são parecidos com outras doenças virais como:

- Febre

- Mal-estar

- Dor de cabeça

- Dor de garganta e no corpo

⁠- Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)

- Constipação (prisão de ventre)

- Espasmos

- Rigidez na nuca

- Meningite