São Paulo abre 2,2 mil vagas para soldado da PM; inscrições começam hoje pela Vunesp

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp e vão até 23 de outubro.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
São Paulo abre 2,2 mil vagas para soldado da PM; inscrições começam hoje pela Vunesp
O edital orienta que os inscritos fiquem atentos às publicações no site da Vunesp - Imagem: Agência SP/Reprodução

O governo do Estado lançou nesta segunda-feira (08) concurso com 2.200 vagas para o cargo de soldado da Polícia Militar. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp e vão até 23 de outubro. O edital saiu no Diário Oficial do Estado no dia 3 de setembro.

Os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e, quando for o caso, com o serviço militar. Há exigência de altura mínima: 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens. A remuneração inicial oferecida é de R$ 5.055,53.

O certame prevê aplicação de provas em 37 municípios paulistas e também em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará e no Distrito Federal. A seleção incluirá prova de conhecimentos gerais, avaliação psicológica, teste de aptidão física, verificação de conduta social e conferência documental.

O edital orienta que os inscritos fiquem atentos às publicações no site da Vunesp e no Diário Oficial entre 17 e 25 de novembro, período em que estão previstas convocações para as etapas seguintes. Os aprovados passarão por curso técnico de polícia na Escola Superior de Soldados antes de atuar no policiamento ostensivo e na preservação da ordem pública.

Desde 2023, o governo estadual anunciou um plano para criar 14,4 mil vagas na PM com o objetivo de reforçar o efetivo. Atualmente, a corporação conta com cerca de 3,5 mil soldados de 2ª classe, 645 alunos-oficiais em formação e 7,3 mil policiais já formados, incluindo oficiais da área da saúde.