O Santa Fé FC estreou na Copa São Paulo 2025 com uma derrota por 2 a 0 diante do IAPE, atual campeão maranhense sub-19, em partida válida pelo grupo 2 da competição. Os gols da equipe maranhense foram marcados por Kaio, em cobrança de pênalti, e Esquerdinha, de cabeça. O jogo foi marcado por um nível de organização tática e pela competitividade, com poucas faltas e chances de gol de ambos os lados.

O IAPE dominou o primeiro tempo com um jogo ofensivo e destaques individuais, como Edu, Esquerdinha e Luan.

Ewerton Guimaraes, treinador do Santa Fé FC - FPF

Apesar de alternar estratégias defensivas e criar oportunidades no segundo tempo, o Santa Fé não conseguiu reverter o placar. O treinador do Santa Fé elogiou o esforço dos atletas, destacando que, mesmo com a derrota, a equipe demonstrou equilíbrio e ainda tem dois jogos para buscar classificação.

"Armamos uma estratégia que, infelizmente, precisou ser alterada no primeiro tempo após o gol que sofremos. Ainda assim, conseguimos equilibrar a partida. Porém, hoje não foi o dia da bola entrar. Os atletas estão de parabéns, tenho plena convicção de que deram o melhor de si, e isso é o mais importante para nós. Ainda temos mais dois jogos pela frente", destacou Ewerton Guimaraes.

Arlindo Maracanã,treinador do IAPE - FPF

Já o técnico do IAPE ressaltou as dificuldades enfrentadas pela equipe antes da partida, como a longa viagem de ônibus, mas elogiou a determinação do elenco. Ele afirmou que o placar poderia ter sido mais elástico, devido às várias chances criadas.

“Valeu a pena, mesmo sabendo que 40 horas de ônibus não é fácil. Sabíamos que o primeiro jogo seria muito difícil, mas a equipe superou. O placar poderia ter sido mais elástico, tivemos duas bolas na trave e outras oportunidades claras”, destacou Arlindo Maracanã.

Com o resultado, o IAPE lidera o grupo 2 com três pontos, seguido por Cuiabá e Ponte Preta, que somaram um ponto cada. O Santa Fé ocupa a última posição da chave, ainda sem pontuar.

Santa Fé ocupa a última posição da chave - FPF

 Próximos jogos

 07 de janeiro: 13h – Santa Fé FC x Ponte Preta

07 de janeiro: 15h15 – IAPE x Cuiabá Esporte Clube

10 de janeiro: 13h – Ponte Preta x IAPE

10 de janeiro: 15h15 – Santa Fé FC x Cuiabá Esporte Clube

Regulamento

A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 reúne 128 equipes, divididas em 32 grupos, cada um com quatro times. Durante a fase inicial, as equipes se enfrentam em turno único dentro de suas chaves, e os dois melhores colocados de cada grupo avançam para a próxima etapa.

A competição, considerada a maior vitrine para jovens talentos do futebol brasileiro, segue para o formato de mata-mata a partir da segunda fase, com jogos únicos que culminam na grande final.

De acordo com o regulamento do torneio, os times que avançarem na primeira colocação de suas chaves terão a prioridade de permanecer em suas cidades-sede durante as fases eliminatórias, garantindo continuidade e vantagem logística.

Como acompanhar os jogos

Este ano, a competição traz novidades, como a exigência de ingresso para os torcedores, que, apesar de gratuitos, devem ser adquiridos através de um novo sistema digital.

Em parceria com o aplicativo BipFut, a Federação Paulista de Futebol (FPF) disponibiliza o app para que os fãs se cadastrem e resgatem seus ingressos sem custo.

A entrada nos estádios será facilitada pelo reconhecimento facial, proporcionando uma experiência mais moderna para o público. Confira o passo a passo clicando aqui.

Os jogos também serão transmitidos ao vivo pelo canal do Paulistão, da FPF.