A raiva é uma doença grave causada por um vírus que pode ser fatal para cachorros, gatos e humanos. Transmitida principalmente pela mordida ou arranhadura de um animal infectado, como um morcego, o vírus penetra no corpo e se espalha até o cérebro, instalando-se nas glândulas salivares.

Além disso, a doença pode ser transmitida de forma indireta, através do contato com objetos contaminados ou feridas abertas em contato com a saliva ou sangue de um animal infectado.

Por ser uma zoonose, a raiva representa um sério risco à saúde pública e é essencial conhecer os sintomas, riscos e medidas preventivas para garantir a segurança dos animais de estimação e das pessoas.

No próximo dia 3 de agosto, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Santa Fé do Sul realizará um "Dia D" de vacinação contra a raiva para cães e gatos. A vacinação ocorrerá das 8h às 16h, na Rua Três, nº 1159, próximo a Santa Casa.

Maria Cristina Periera, médica veterinária responsável pelo CCZ, conversou com a Jovem Pan e alerta para que os tutores de animais levem seus pets ao CCZ para garantir que estejam imunizados contra a raiva, uma doença viral grave e potencialmente fatal para os animais e seres humanos.

Veja: