A Secretaria da Saúde de Santa Fé do Sul (SP) divulgou que está realizando ações de conscientização e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis durante as noites do Santa Fé Folia 2024.
Um dado importante divulgado pela pasta é que a cidade tem 210 pessoas infectadas por HIV, vírus causador da Aids. Segundo a enfermeira Silvia Benitez, responsável pelo setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) do município, esse número é ainda maior, pois uma parte dessas pessoas vão se tratar em outras cidades ou procuram atendimento na rede particular.
Prevenção combinada (medicação pós-exposição)
A Secretaria da Saúde de Santa Fé do Sul (SP) ressalta que tem a disposição a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), para pessoas que tiveram contato com o HIV em situações de violência sexual, sexo desprotegido sem o uso do preservativo ou em caso de rompimento da camisinha e ainda para quem teve contato com o vírus através de materiais perfurocortantes.
O medicamento é um antirretroviral que age impedindo que o vírus se estabeleça no organismo deve ser aplicado em até 72 horas. A medicação é eficaz se aplicada dentro do prazo estabelecido e um estudo do Ministério da Saúde revela que apenas um em cada dez casos a PEP apresenta falha.
Prevenção combinada (medicação pré-exposição)
Já a PreP (Profilaxia Pré-Exposição), é uso regular de comprimidos antes da relação sexual. A combinação entre tenofovir + entricitabina bloqueia alguns caminhos que o vírus usa para infectar o organismo.
Para mulheres é recomendado tomar os comprimidos em até sete dias antes da relação sexual. Para o homens o período de eficácia é menor, podendo ser ministrado em até três dias antes da relação sexual. Em todos os casos é recomendado o acompanhamento médico.
Em Santa Fé do Sul (SP) é disponibilizado atendimento de forma rápida e gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), de segunda a sexta-feira, das 7h ás 17h. Para mais informações sobre o atendimento na cidade ligue no (17) 3641-9120 ou 3631-5020.