Santa Fé do Sul receberá show aéreo da Esquadrilha da Fumaça nas festividades de 76 anos

Segundo divulgado pela Prefeitura, a apresentação terá início às 16h na Praça do Bairro Universitário 5, região segura para o espetáculo aéreo.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
Santa Fé do Sul receberá show aéreo da Esquadrilha da Fumaça nas festividades de 76 anos
O Embraer EMB-314 Super Tucano é a aeronave utilizada pela EDA nas apresentações - Divulgação

A Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar pela primeira vez em Santa Fé do Sul (SP), no dia 24º de junho, aniversário de 76 anos do município. Segundo divulgado pela Prefeitura, a apresentação terá início às 16h na Praça do Bairro Universitário 5.

“A grande novidade e presente para Santa Fé do Sul será a apresentação inédita da Esquadrilha da Fumaça no aniversário da cidade. O grupo se apresentará nos céus em comemoração à história da cidade”, destacou o prefeito Evandro Mura.

Na segunda-feira (10), a cidade foi surpreendida com voos rasantes de um A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). A aeronave, pilotada pelo Capitão da FAB Everson de Paula Lacerda, realizava reconhecimento de local seguro para o espetáculo aéreo.  

“Foi feito um reconhecimento aéreo em Santa Fé do Sul para escolha de local seguro para apresentações. A praça no Jardim Universitário 5 foi aprovada por não ter habitações ao lado, garantindo segurança para a população”, disse.  

História

A Esquadrilha da Fumaça teve origem com jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica no Rio de Janeiro, que treinavam acrobacias em grupo nas horas vagas para incentivar os Cadetes a confiarem em suas habilidades e na segurança das aeronaves. Inicialmente usavam North American T-6 e realizavam manobras de precisão com duas aeronaves, evoluindo para voos com quatro aeronaves. Em 1952, fizeram a primeira demonstração oficial, adicionando fumaça aos aviões no ano seguinte. Em 1955, passaram a ter cinco aviões exclusivos com distintivos próprios.

A Esquadrilha aumentou suas apresentações, tornando-se a única Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira com aviões convencionais até 1969. Em 1972, receberam sete jatos Super Fouga Magister, que operaram até 1976, quando decidiram não mais utilizar o T-6. Após um breve período de inatividade, foram reativados na Academia da Força Aérea em Pirassununga, treinando com T-25 Universal. Eles incorporaram os procedimentos de segurança e a doutrina da antiga Fumaça, mantendo viva a tradição e popularidade do grupo no Brasil e no exterior.

Em 10 de julho de 1980, instrutores realizaram a primeira demonstração da futura Esquadrilha da Fumaça na cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes da AFA. Após 55 demonstrações, o grupo passou a incorporar a Fumaça e, em 21 de outubro de 1982, foi criado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). Em 8 de dezembro de 1983, foram adquiridos os EMB-312 Tucano da EMBRAER, utilizados até março de 2013. Com o tempo, a Esquadrilha manteve seu espírito de arrojo e determinação, mesmo com mudanças nas aeronaves e acrobacias.

Em março de 2013, a Esquadrilha da Fumaça adotou o A-29 Super Tucano, com as cores da Bandeira do Brasil e grande tecnologia. Em julho de 2015, a Fumaça voltou a se apresentar na AFA, fortalecendo a ligação com os Cadetes. Atualmente, com mais de 70 anos de história e mais de 4000 demonstrações, o EDA se tornou um importante instrumento de comunicação do Comando da Aeronáutica, sendo reconhecido nacional e internacionalmente nos meios de comunicação.