Santa Fé do Sul intensifica combate à dengue com remoção de criadouros e nebulização

A ação, que abrange toda a cidade, foi dividida em setores. Moradores são orientados a retirar de suas casas e quintais objetos que possam acumular água, como garrafas, pneus, entre outros; confira os bairros por setor.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 3 minutos de leitura
Santa Fé do Sul intensifica combate à dengue com remoção de criadouros e nebulização
Campanha envolve limpeza e nebulização, com um dia dedicado à remoção de criadouros do Aedes aegypti - Foto: Prefeitura Santa Fé do Sul

Santa Fé do Sul enfrenta um cenário de atenção em relação à dengue, com um registro expressivo de casos. Apenas nos primeiros dez dias de 2025, o município registrou 211 novas notificações da doença, das quais 72 foram confirmadas. O ano de 2024 terminou com números alarmantes: 2.299 notificações e 942 casos positivos de dengue. Os dados são da Vigilância Epidemiológica do município, que alerta para a possibilidade de agravamento da situação nos próximos meses.

Um dos fatores de maior preocupação é o retorno do vírus da dengue tipo 2, que não circulava em Santa Fé do Sul há mais de 15 anos, deixando grande parte da população vulnerável à infecção. Amostras coletadas de pacientes confirmaram a presença desse sorotipo 2 no município. Além disso, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria Campoi, informou que outras cidades da região já registraram casos do vírus tipo 3, o que indica a circulação de múltiplos sorotipos e eleva os riscos de complicações graves.

Em resposta ao aumento de casos, a Prefeitura de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou uma campanha intensiva de combate à dengue no último dia 13 de janeiro. A ação, que abrange toda a cidade, foi dividida em setores com cronograma específico. Nos dias 13 a 16, os setores 1 e 2 já foram atendidos. O setor 3 terá início das ações nesta sexta-feira (17), enquanto o setor 4 será contemplado nos dias 20 e 21.

A campanha envolve limpeza e nebulização, com um dia dedicado à remoção de criadouros do Aedes aegypti e outro à aplicação de inseticida. A secretária de Saúde, Rosana Vassoler, destacou que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Já fizemos metade da cidade e vamos continuar trabalhando, mas precisamos da ajuda da nossa população. Retire o material do quintal e descarte na rua para ser recolhido”, afirmou.

Os moradores são orientados a retirar de suas casas e quintais objetos que possam acumular água, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e outros recipientes, e colocá-los na rua um dia antes da ação. A limpeza ocorre no primeiro dia da campanha em cada setor, enquanto a nebulização, realizada para maior eficácia, acontece no início da manhã e no final da tarde.

A campanha envolve limpeza e nebulização em setores da cidade - Foto: Prefeitura Santa Fé do Sul

Confira as datas em que a ação será realizada no seu bairro:

Setor 1 (13 e 14) – Bairros:

Jardim Paineiras, Jardim Paulistano, Residencia Edno Elpidio Neves. Emidio Antonio Araujo, Beira Rio, Flora Araújo, Orestes Borges, Bartolo Rossafa Jardim Paulista, Jardim Colibris, Jardim Prata, Jardim Mangara, Jardim Guanabara, Jardim Universitário 1 I, II, IV, V. VI VII. Distrito Industrial I e parte do Centro entre a Av. Navarro de Andrade a Rua Perimetral Oeste, da Rua 17 até a Rua 29. Residencial Village Santa Fe, Jardim Espanha (Residencial Vila Europa).

Setor 2 (15 e 16) – Bairros:

Jardim Europa, Jardim Europa II e III, Alto da Bela Vista, Jardim do Bosque, Bela Vista, Coronel Araújo, Vila Pacheco, Parque Ana Lúcia, Parque Clóvis Oger, Vila Alto Alegre, Jardim Primavera, Jardim Morumbi Distrito Industrial i ell, e parte do Centro, entre a Av. Navarro de Andrade e a Rua Perimetral Leste, da Rua 17 até a Rua 29 Residencial Monte Carlo, Residencial Monte Libano I e II, Residencial Parque Florença.

Setor 3 (17 e 18) – Bairros:

Novo Horizonte, Aramaçã, Villa Lobos, Residencial Brasilia, Santa Cruz, Vila São José, Parque Nova Era, Jardim Alvorada, Vila Trés Campos, Parque Cidade Lazer, Vila Campo de Aviação, Vila Mariana, Centro Sul, Vila Tênis Clube, Eldorado, Terras Altas do Sol e parte do Centro, entre a Av. Navarro de Andrade e a Rua Perimetral Leste, da Rua 17 até a Rua João Batista Guimarães, Jardim Itália, Residencial Ana Maria. Residencial José Guimarães, Alto da Boa Vista, Residencial Ana Melissa. Vila São José, Coqueiro I, Coqueiro II, Saint Moripz.

Setor 4 (20 e 121) – Bairros:

São Francisco, Treze de Maio, CECAP, Centro Sul, Vila Maria, Vila Rute, Vila Moreira, Vila Doralice, Vila Serraria, Vila Elias, Jardim Ana Rosa e parte do Centro, entre a Av. Navarro de Andrade e a Rua Perimetral Oeste, da Rua 17 atá Rua João Batista Guimaraes, Santa Genoveva, Jardim Ana Rosa II. Jardim Botânico. Reserva do Figueira, Residencial Figueira Grande. Residencial Eco Vile.