A Polícia Civil de Santa Fé do Sul (SP) prendeu na tarde da última quarta-feira (21) um homem condenado por estupro de vulnerável. A prisão foi realizada por agentes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), chefiada pela delegada Karla Cristina M. Pereira, com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

O crime aconteceu quando a vítima tinha entre 8 e 14 anos. Segundo a investigação, o homem se aproveitava da relação de autoridade para cometer os abusos. O caso só veio à tona depois que a vítima tentou tirar a própria vida três vezes, em consequência dos abusos sofridos.

A partir da denúncia, foi aberto um inquérito policial, que resultou em uma ação penal e na condenação definitiva do agressor. Durante os 12 anos de tramitação do processo, ele permaneceu foragido.

Com o uso de ferramentas de investigação digital, os policiais civis conseguiram localizar o homem em uma área isolada do estado vizinho. Após articulação com a Polícia Civil Sul-Mato-Grossense, ele foi preso e colocado à disposição da Justiça.

A ação foi batizada de “Operação Typhlosis”, nome inspirado na palavra grega que significa “cegueira”, usada como referência simbólica ao personagem mitológico Édipo. A prisão também marca o “Maio Laranja”, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.