Santa Fé do Sul fecha outubro com saldo negativo de empregos formais, aponta Caged

Apesar do resultado negativo no mês, o acumulado de janeiro a outubro de 2025 permanece positivo, com 225 vagas abertas no período.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
Santa Fé do Sul fecha outubro com saldo negativo de empregos formais, aponta Caged
Os serviços tiveram o melhor desempenho: foram 130 contratações - Imagem: Reprodução

Santa Fé do Sul encerrou o mês de outubro com saldo negativo na geração de empregos formais. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o município registrou 382 admissões e 397 desligamentos, resultando em um saldo de menos 15 vagas. O estoque mensal de empregos ficou em 8.640 trabalhadores com carteira assinada, considerando setores público e privado. Apesar do resultado negativo no mês, o acumulado de janeiro a outubro de 2025 permanece positivo, com 225 vagas abertas no período.

Entre os setores avaliados, o que mais contratou foi o de Comércio, com 136 admissões. No entanto, também foi o que mais demitiu, com 163 desligamentos, fechando o mês com o pior saldo entre as áreas, negativo em 27 vagas. Os serviços tiveram o melhor desempenho: foram 130 contratações e 109 demissões, o que garantiu saldo positivo de 21 vagas, o maior entre todos os segmentos.

O que mais contratou foi o de Comércio, com 136 admissões - Imagem: Portal017

A Indústria teve 99 contratações e 101 desligamentos, resultando em saldo de menos 2 vagas. A Construção Civil registrou 7 admissões e 12 desligamentos, fechando com saldo negativo de 5 vagas. A Agropecuária também teve saldo negativo, com 10 contratações e 12 demissões.

O Tempo Médio de Emprego (TME), indicador calculado a partir dos vínculos encerrados no período, mostra diferenças importantes entre os setores. O maior TME foi registrado em Serviços, com média de 21,6 meses de permanência no emprego. Na sequência aparecem Comércio, com 18,6 meses, Construção, com 18,3 meses, e Indústria, com 16,7 meses. A Agropecuária teve o menor tempo médio, de 6,1 meses, indicando vínculos mais curtos e alta rotatividade.

No total consolidado, o tempo médio de emprego entre os desligados em outubro foi de 18,6 meses, enquanto a variação relativa do estoque de empregos no município ficou negativa em 0,17%, refletindo o saldo geral de menos 15 vagas no mês.