Santa Fé do Sul é apontada com gestão fiscal 'ótima' em ranking nacional da Firjan

O ranking, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, analisa autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Santa Fé do Sul é apontada com gestão fiscal 'ótima' em ranking nacional da Firjan
O prefeito Evandro Mura comemorou o reconhecimento - Imagem: Reprodução

O município de Santa Fé do Sul foi incluído entre as cidades brasileiras com gestão fiscal classificada como “ótima” no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) divulgado em 2025, com base em dados de 2024.

O levantamento também indicou que 39 municípios da região de São José do Rio Preto atingiram nota máxima no indicador de Autonomia, que avalia a capacidade de financiar despesas essenciais com receitas próprias.

O IFGF, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, varia de 0 a 1 e analisa quatro dimensões da gestão pública: autonomia, gastos com pessoal, investimentos e liquidez. No quesito autonomia, a avaliação considera se a arrecadação local é suficiente para sustentar os custos da administração municipal.

O prefeito Evandro Mura comemorou o reconhecimento, afirmando que o resultado confirma a administração responsável dos recursos públicos e destacando prioridades adotadas nos últimos anos, como reformas e ampliações na educação, investimentos em saúde, conclusão de obras de infraestrutura e ações de valorização dos servidores.

Região em situação crítica

Por outro lado, Segundo estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), 23 dos 98 municípios da região de Rio Preto não produzem riquezas suficientes para pagar as próprias contas – outras nove cidades pagam com dificuldades.

Fonte: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro