O calor intenso que caracterizou a terça-feira (03), em Santa Fé do Sul (SP), com a sensação térmica alcançando os 38ºC, promete se intensificar ainda mais nesta quarta-feira (04), com máxima prevista que pode atingir os 40ºC, segundo o Climatempo.  

Um dos principais desafios para a população será a baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a índices alarmantes de 34% a 9% ao longo do dia. Santa Fé do Sul está sob alerta vermelho de grande perigo, conforme o INMET.

LEIA TAMBÉM: Santa Fé do Sul registra menor índice de umidade relativa do ar no noroeste paulista.

O sol predominará durante todo o dia, com céu completamente limpo e sem nuvens. A noite também será marcada por tempo aberto e sem previsão de chuva.

Alerta de risco elevado para incêndios

Diante dessas condições extremas, a Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), renovou até a próxima sexta-feira (6) o alerta de risco elevado para incêndios nas regiões norte, noroeste e oeste do estado. O Mapa de Risco, ferramenta crucial para o monitoramento de queimadas durante a estiagem, indica grau máximo de risco para as áreas afetadas.

Recomendações

As autoridades recomendam que a população tome precauções para minimizar os riscos de incêndio e para proteger a saúde durante este período de calor extremo. É aconselhável manter-se hidratado, evitar exposição prolongada ao sol e seguir as orientações da Defesa Civil para a prevenção de queimadas e cuidados com a saúde.