Fumaça de incêndios na região muda céu de Santa Fé do Sul

Cidade acordou parcialmente coberta por fumaça neste sábado (24), devido a incêndios florestais nas últimas 48 horas. Na sexta-feira, a cidade também enfrentou fumaça tóxica, causando transtornos à população.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 3 minutos de leitura
Fumaça de incêndios na região muda céu de Santa Fé do Sul

Santa Fé do Sul amanheceu com céu parcialmente encoberto por uma densa camada de fumaça neste sábado (24), resultado de uma série de incêndios florestais que afetaram a região nas últimas 48 horas. Na sexta-feira (23), a cidade enfrentou um quadro semelhante, com a fumaça tóxica tomando conta de diversas residências e causando transtornos à população. Cidades vizinhas também amanheceram com situação semelhante.

Os incêndios, que se intensificaram desde quinta-feira (22), têm origem em queimadas na Amazônia, no norte do país, e principalmente nas regiões noroeste do estado de São Paulo e leste de Mato Grosso do Sul. A ausência de chuvas significativas e o calor intenso contribuíram para a propagação dos focos de incêndio, que têm causado transtornos a moradores e motoristas.

A fumaça também toma conta da região do Parque Ecoturístico das Águas Claras - Reprodução

Por conta da fumaça, a ponte Ponte Rodoferroviária, que ligado os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, desapareceu no horizonte.

Marco Zero do Rio Paraná em Santa Clara D´Oeste - Reprodução

Em Três Fronteiras, o Parque Ecoturistico da Areia Branca também amanheceu sob influência de fumaça de incêndios na região.

Região também sido afetada por grandes incêndios em vegetação - Reprodução

Na quinta-feira, um incêndio devastador atingiu uma área rural em Rubinéia, São Paulo. O fogo começou por volta das 15h em uma propriedade próxima à estrada do Córrego da Mula, com a suspeita inicial de que um curto-circuito em uma rede elétrica tenha sido o causador. O incêndio rapidamente se espalhou para propriedades vizinhas e um residencial, exigindo o empenho de mais de 50 pessoas para o combate. A operação, que envolveu o Corpo de Bombeiros de Santa Fé do Sul e caminhões-pipa de municípios vizinhos, durou cerca de quatro horas e foi controlada por volta das 19h30.

A Defesa Civil de São Paulo destacou um dos principais focos de incêndio em uma plantação de cana-de-açúcar no município de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto. Além de cidade na região de São José do Rio Preto. O fogo, iniciado na quinta-feira, se espalhou com grande intensidade na sexta-feira, levando o governo estadual a emitir alerta máximo para pelo menos 30 municípios, além de criar um Gabinete de Crise para lidar com a situação.

A lista de municípios em alerta máximo inclui:

- Alumínio

- Araraquara

- Bernardino de Campos

- Boa Esperança do Sul

- Dourado

- Iacanga

- Itápolis

- Itirapina

- Jaú

- Lucélia

- Monte Alegre do Sul

- Monte Azul Paulista

- Nova Granada

- Piracicaba

- Pirapora do Bom Jesus

- Pitangueiras

- Poloni

- Pompeia

- Pontal

- Presidente Epitácio

- Sabino

- Salmourão

- Santo Antônio da Alegria

- Santo Antônio do Arancanguá

- São Bernardo do Campo

- São Simão

- Sertãozinho

- Taquarituba

- Torrinha

- Ubarana

 Alívio

A situação deve receber alívio com a chegada de uma nova frente fria que já afeta o norte da Argentina e o Rio Grande do Sul. Espera-se que o sistema avance para o Brasil, trazendo ventos frios de origem polar para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal, além de Rondônia, Acre, sul do Pará, centro-sul do Amazonas e Tocantins. Apesar do resfriamento, as temperaturas de agosto devem se manter acima da média.

Em Santa Fé do Sul, as mudanças de temperatura devem ocorrer a partir deste domingo (25). De acordo com o Climatempo, o dia será marcado por céu nublado e possibilidade de chuva pela manhã, com probabilidade de garoa à tarde e à noite. As temperaturas devem variar entre 17°C e 24°C, com umidade relativa do ar entre 57% e 89%.