Região tem madrugada mais fria do ano e geada

Dirce Reis e Santa Salete anotaram as mínimas mais baixas, com 0,2ºC.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Região tem madrugada mais fria do ano e geada
Com o frio intenso, geadas foram registradas em Dirce Reis e cidades do noroeste paulista - Imagem: Reprodução

A quarta-feira, 25 de junho, começou congelante em várias cidades da região. E não é exagero: os termômetros chegaram bem próximos de 0°C em alguns municípios, marcando a madrugada mais fria do ano até agora. A queda nas temperaturas foi causada pela primeira frente fria do inverno, que chegou na segunda-feira acompanhada de chuva e trouxe um verdadeiro clima típico da estação.

Segundo os dados do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) e do INMET, as temperaturas registradas às 7h da manhã impressionam. Dirce Reis e Santa Salete anotaram as mínimas mais baixas, com 0,2ºC. Em Jales, os termômetros marcaram 1,6ºC. Já Estrela d’Oeste teve 1,9ºC e Aparecida d’Oeste ficou nos 2ºC. Outras cidades também enfrentaram frio intenso, como Indiaporã (2,8ºC), Dracena (3,5ºC), Araçatuba (4,0ºC), Três Fronteiras (4,5ºC), Andradina (4,9ºC), Santa Fé do Sul (5,4ºC) e Fernandópolis (7,3ºC).

Com o frio intenso, geadas foram registradas em localidades como Fernandópolis, Rubineia, Três Fronteiras e Jales. Moradores do Jardim do Bosque, em Jales, por exemplo, se depararam com uma fina camada de gelo sobre os carros logo nas primeiras horas do dia. Em Rubineia, o produtor rural Pedro Sorato registrou a pastagem de sua propriedade coberta por uma camada de gelo, evidenciando o rigor da madrugada.

Apesar do frio, os casacos podem ser temporariamente guardados. A previsão indica que nesta quinta-feira, 26 de junho, as temperaturas sobem e podem chegar até 32°C em alguns pontos da região.

No entanto, o alívio será passageiro. De acordo com os meteorologistas, uma nova massa de ar polar está prevista para entrar pelo Sul do país a partir de sexta-feira, dia 27, e deve manter as temperaturas baixas até a primeira semana de julho.

O inverno começou com tudo e promete seguir com madrugadas frias e dias mais quentes, o famoso "veranico" entre uma frente fria e outra. Portanto, é bom seguir preparado para o sobe e desce dos termômetros.