Quatro municípios são elevados à categoria de estância turística pelo governo paulista

Reclassificação eleva o total para 78 estâncias e amplia número de cidades aptas a receber recursos do turismo.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Quatro municípios são elevados à categoria de estância turística pelo governo paulista
Com as novas aprovações, o estado passa a contar com 78 estâncias turísticas - Imagem: Agência SP

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade, na quarta-feira (3 de dezembro de 2025), a inclusão dos municípios de Buritama, Botucatu, Jaú e Tatuí na categoria de estâncias turísticas. A decisão ocorreu após as cidades cumprirem os critérios técnicos do ranqueamento finalizado em 2024, que avalia infraestrutura, governança, atrativos, eventos, serviços, equipamentos culturais e capacidade de gestão.

Com as novas aprovações, o estado passa a contar com 78 estâncias turísticas. Na mesma sessão, os deputados também aprovaram mudanças nos limites que definem o acesso aos recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur). O teto de estâncias passou de 70 para 80, enquanto o número de Municípios de Interesse Turístico (MITs) foi ampliado de 140 para 165.

A alteração permite que mais cidades tenham acesso a investimentos estaduais voltados à infraestrutura, qualificação de serviços e promoção turística. Com o novo status, Buritama, Botucatu, Jaú e Tatuí poderão concorrer a programas e convênios específicos para o setor.

As prefeituras e representantes do turismo devem definir, nos próximos meses, os projetos prioritários e os cronogramas para utilizar os recursos disponíveis.