Problemas na coleta de lixo em Santa Fé do Sul geram transtornos e mau cheiro

Segundo diretor do Departamento de Conservação, Wilson Furlan, a empresa alegou problemas mecânicos nos caminhões; já a empresa Urban Soluções Ambientais Ltda, com sede em Belo Horizonte (MG) não se posicionou até o momento.

  • Go to the profile of  Alex Santos
  • Go to the profile of  Renan Cáceres
Alex Santos, Renan Cáceres
· 2 minutos de leitura
Problemas na coleta de lixo em Santa Fé do Sul geram transtornos e mau cheiro
O problema começou no último final de semana e, até esta quarta-feira (12), ainda não havia sido normalizado - Foto: Alex Santos

Moradores de diversos bairros da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), principalmente na região central, estão enfrentando transtornos devido ao acúmulo de lixo doméstico nas ruas. O problema começou no último final de semana e, até esta quarta-feira (12), ainda não havia sido normalizado. A situação tem causado desconforto à população, especialmente em áreas de grande circulação de turistas e no comércio local. O mau cheiro proveniente do lixo acumulado tem tornando o ambiente insustentável.

0:00
/0:27

Lixo se acumulou em diversas ruas da cidade, causando mau cheiro e transtornos - Alex Santos

Em entrevista ao portal017/Jovem Pan, o diretor do Departamento de Conservação do Município, Wilson Furlan, explicou que a empresa responsável pela coleta, Urban Soluções Ambientais Ltda, já foi notificada para regularizar o serviço. Segundo Furlan, a empresa alegou problemas mecânicos nos caminhões, mas a situação deverá ser normalizada ainda esta semana.

Ele ainda detalhou que a logística de coleta foi alterada, com mudanças no tipo de serviço prestado, o que teria contribuído para os atrasos. Além disso, Furlan afirmou que a empresa precisa ter caminhões reservas para evitar a paralisação do serviço e que a prefeitura tem cobrado da contratada para que o problema seja resolvido rapidamente.

0:00
/1:47

Diretor do Departamento de Conservação do Município, Wilson Furlan - Repórter: Renan Cáceres

Coleta domiciliar

A empresa Urban Soluções Ambientais Ltda, com sede em Belo Horizonte (MG), foi a vencedora da licitação para realizar os serviços de coleta e transporte de lixo domiciliar em Santa Fé do Sul. O contrato, assinado em dezembro de 2024, tem duração de 12 meses e o valor total é de R$ 2.029.632,00, conforme informações do portal da transparência da Prefeitura. No entanto, mesmo com o contrato em vigor, a população continua enfrentando dificuldades devido à falha na coleta de lixo.

A redação do Portal017/Jovem Pan entrou em contato com a empresa Urban Soluções Ambientais Ltda para solicitar um posicionamento oficial sobre a situação e esclarecer sobre real causa dos atrasos na coleta, a quantidade de veículos disponíveis para o serviço, o número de funcionários envolvidos na coleta e a relação da situação com possíveis problemas trabalhistas ou falta de recursos.

A empresa, no entanto, não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta reportagem.

Nota Oficial

Em nota oficial na manhã desta quarta-feira (12), a Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul informou que o atraso na coleta de lixo é resultado da necessidade de manutenção em alguns caminhões da empresa. Além disso, a Prefeitura está adotando ações emergenciais para minimizar os impactos e atender as demandas prioritárias.