A primavera de 2025 começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro, às 15h19 (horário de Brasília) e já vem acompanhada de mudanças no tempo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre segunda e quarta-feira (22 a 24), uma frente fria intensa avançará sobre as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, favorecendo temporais que podem vir acompanhados de fortes ventos e descargas elétricas.

O avanço inicial deverá atingir o Rio Grande do Sul, espalhando instabilidade depois por toda a Região Sul e alcançando áreas de Mato Grosso do Sul e o extremo sul e sudoeste de São Paulo. Há possibilidade de queda de granizo e volumes de chuva significativos, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em seguida, uma massa de ar frio e seco provocará queda acentuada das temperaturas, com risco de geada no Sul e de friagem em áreas do Norte.

O Inmet alerta que a frente fria também deve alcançar o Sudeste já no dia 22, e avançar pelo Centro-Oeste, podendo provocar temporais que atinjam até o sudoeste da Amazônia. A meteorologista Danielle Ferreira observa que, em anos com La Niña — fenômeno identificado por resfriamento anômalo do Pacífico Equatorial — o comportamento das chuvas pode ser alterado: o Sul tende a registrar menos precipitação em quantidade e frequência, enquanto frentes frias podem deslocar mais chuva para o Sudeste e, ocasionalmente, partes do litoral nordestino. Outros fatores oceânicos, como a temperatura do Atlântico, também podem modular esses efeitos.

Para a região Centro-Sul, a expectativa é de queda de temperatura ao longo da semana seguinte ao ingresso da massa de ar frio. Em áreas onde a friagem alcança o Norte, moradores podem notar declínio temporário nas temperaturas. O Inmet recomenda atenção às previsões locais e aos avisos meteorológicos, especialmente para quem mora em áreas vulneráveis a alagamentos, queda de árvores ou granizo. Motoristas e produtores rurais devem ficar atentos à possibilidade de vento forte e à ocorrência de geada nas áreas mais sujeitas ao frio intenso.