Um homem foi preso na quarta-feira (21) durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Rodovia Transbrasiliana (BR-153), em São José do Rio Preto (SP), após ser flagrado transportando medicamentos, anabolizantes e celulares sem nota fiscal. Outros dois ocupantes estavam no veículo no momento da abordagem.
Segundo a PRF, o carro havia saído de Foz do Iguaçu e era ocupado por dois moradores de Ribeirão Preto (SP) e um residente da cidade paranaense. Durante a fiscalização, os policiais encontraram 104 ampolas de tirzepatida, princípio ativo do medicamento Mounjaro, dois frascos de anabolizantes, quatro produtos para emagrecimento e sete aparelhos celulares, todos sem comprovação legal de importação.
No porta-malas, também foram localizados itens aparentemente regulares, como celulares, um notebook, tablets e 48 garrafas de vinho. No entanto, o nervosismo apresentado pelos ocupantes levou os policiais a realizarem uma vistoria mais detalhada na base da PRF, onde os produtos irregulares foram encontrados.
Os três homens foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal. Dois deles pagaram fiança e foram liberados. O terceiro permaneceu preso em flagrante após assumir a propriedade da maior parte do material apreendido. De acordo com a PRF, esta foi a terceira apreensão de contrabando registrada na região apenas neste mês de janeiro.
Operação FIT
Ainda nesta semana, a Polícia Civil realizou a Operação FIT em Valparaíso (SP), com foco no combate à venda e ao armazenamento irregular de medicamentos controlados, incluindo as chamadas canetas emagrecedoras.
Durante a ação, foram apreendidos medicamentos como tramadol e tirzepatida mantidos de forma irregular. Em um dos endereços vistoriados, um técnico de enfermagem foi preso em flagrante por suspeita de envolvimento no esquema. Em outro local, uma mulher foi encontrada com ampolas de tirzepatida e afirmou que o material seria para uso pessoal, versão que ainda será analisada pela polícia.
As investigações seguem em andamento, e todo o material apreendido foi encaminhado para os órgãos competentes.
