Nesta quarta-feira, dia 15 de maio, a Polícia Federal deflagrou em 11 estados as operações Sordidum e Prime que investigam uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas e armas, evasão de divisas, falsificação de documentos públicos, tortura e outros crimes.
Em Santa Fé do Sul (SP), no interior do Estado de São Paulo, a Polícia Federal de Jales (SP) cumpriu três mandados de busca e apreensão, um em uma empresa e outros dois na casa do empresário investigado e do filho dele, onde foram apreendidos documentos, joias, vários veículos e armas e munições de grosso calibre.
Segundo as investigações, o grupo enviava drogas para países da América Central. Em três anos foram transportados cerca de seis toneladas de cocaína. Ao todo foram cumpridos 64 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão preventiva e 11 mandados de prisão temporária, além sequestro de 90 imóveis e o bloqueio de bens e valores de aproximadamente 80 pessoas e empresas envolvidas no esquema.
Para movimentação e ocultação dos valores e bens, o grupo utilizava doleiros atuantes na fronteira do Brasil com países vizinhos, além da criação de empresas de fachada, negócios dissimulados e pessoas interpostas, como familiares, amigos e terceiros.
O investigado, dono da empresa com sede em Santa Fé do Sul foi preso em Barra do Garças, no Mato Grosso.