Polícia Civil cumpre mandados contra quadrilha suspeita de falsificar documentos

Operação da Deic cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Rio Preto contra organização que aplicava golpes de crédito usando identidades falsas.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Polícia Civil cumpre mandados contra quadrilha suspeita de falsificar documentos
PC cumpriu nove mandados de busca e apreensão - Imagem: Polícia Civil

A Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) cumpriu nove mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (29) contra um grupo suspeito de falsificar documentos e aplicar fraudes na obtenção de crédito em São José do Rio Preto (SP).

De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início após a identificação do endereço de uma empresa que funcionava como uma central de falsificação de documentos, localizada em Bady Bassitt (SP), em setembro do ano passado.

As apurações revelaram que o grupo produzia documentos falsos e recrutava mulheres para aplicar os golpes em lojas de varejo, onde se passavam pelas titulares das identidades falsas. Em alguns casos, funcionários dos estabelecimentos também participavam do esquema, facilitando aprovações de cadastros e compras fraudulentas.

Após conseguir os créditos e adquirir produtos de diferentes segmentos, os itens eram revendidos. O chefe da organização criminosa já está preso preventivamente, em razão de outras investigações relacionadas ao mesmo esquema.

Segundo a polícia, a ação causava prejuízos a comerciantes e às vítimas que tinham seus dados usados indevidamente, descobrindo as fraudes apenas ao serem negativadas ou cobradas por compras que não realizaram.

Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam um documento falso, três celulares, dois cartões bancários e R$ 1,3 mil em notas falsas. O valor total do prejuízo causado pelos golpes ainda não foi divulgado.