A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (1º) uma operação de combate à prática ilegal de jogos de azar em Santa Fé do Sul (SP). Três bares e uma loja de celulares foram alvos da ação, que resultou na apreensão de diversas máquinas utilizadas em jogos clandestinos.
Durante a operação, os agentes recolheram cinco equipamentos do tipo “jogo do bicho”, duas máquinas caça-níqueis com interface eletrônica, uma máquina de bingo virtual, uma televisão usada para veicular apostas ilegais, além de papéis e outros materiais ligados à exploração dos jogos.
O delegado de Santa Fé do Sul, Higor Vinicius Nogueira Jorge, destacou que a repressão aos jogos de azar faz parte de uma estratégia maior contra o crime organizado. Segundo ele, um dos pontos de atenção é o uso de estabelecimentos comerciais legalmente constituídos para dar aparência de legalidade a práticas ilegais.
“Quando um comerciante aceita esse tipo de parceria, muitas vezes desconhece ou age de boa-fé. Mas o local acaba sendo envolvido em uma rede que pode levar a outros crimes. É fundamental que os empresários fiquem atentos e não permitam esse tipo de prática em seus estabelecimentos”, alertou o delegado.

Os investigados devem responder inicialmente por contravenção penal de exploração de jogos de azar, conforme o artigo 50 da Lei das Contravenções Penais (LCP), que prevê pena de até 1 ano de prisão simples ou multa. No entanto, conforme o avanço das investigações, outros crimes relacionados podem ser incluídos.
O material apreendido será periciado e pode resultar em novas fases da operação. A ação foi coordenada pela Delegacia Seccional de Polícia de Jales e pela Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santa Fé do Sul, com apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
