PF de Jales investiga prejuízo milionário em fraudes de empréstimos consignados do INSS

Polícia Federal investiga esquema de fraudes em empréstimos consignados para pensionistas e aposentados do INSS, causando prejuízo de R$ 50 milhões. Iniciada em Jales há um ano, a operação resultou na prisão de 18 pessoas e apreensão de documentos e equipamentos em São Paulo e na Bahia.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
PF de Jales investiga prejuízo milionário em fraudes de empréstimos consignados do INSS

 A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (19) a Operação Anonymous para investigar um esquema de fraudes envolvendo empréstimos consignados obtidos por pensionistas e aposentados do INSS. Mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Jales (SP).

A operação busca apurar práticas ilícitas onde pessoas teriam conseguido empréstimos fraudulentos em nome de beneficiários do INSS, causando um prejuízo milionário estimado em mais de R$ 50 milhões.

Polícia Federal já cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão em São Paulo e na Bahia - Divulgação/PF

Segundo a PF, as investigações tiveram início na Delegacia de Polícia Federal em Jales há cerca de um ano, após a Caixa Econômica Federal reportar fraudes ocorridas em Auriflama (SP). A PF descobriu que o grupo operava em múltiplas cidades pelo país, causando o prejuízo milionário.

Em São Paulo (SP), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal de Jales. Foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos para análise.

A operação já resultou na prisão de 18 pessoas e na realização de 20 mandados de busca em São Paulo e na Bahia.

Os envolvidos poderão responder por falsificação de documentos, organização criminosa e estelionato qualificado.

0:00
/0:48

Delegado federal Marcos Morini lidera investigações na operação Anonymous em Jales (SP) - Divulgação/PF