Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (04), o provedor da Santa Casa e gestor da UPA 24h de Santa Fé do Sul, José Biscassi, anunciou o retorno do atendimento pediátrico na unidade de pronto atendimento.

A decisão foi tomada em reunião realizada no início da manhã de segunda-feira (04), por volta das 7h, com os prefeitos dos seis municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região dos Grandes Lagos (Consagra). A médica pediatra já foi contatada e os atendimentos retomam imediatamente.

Segundo Biscassi, o serviço será custeado por uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, que será utilizada para manter a pediatria em funcionamento até o dia 30 de dezembro de 2025, sem custos diretos ao Consagra nesse período. Uma nova negociação sobre a continuidade do atendimento será realizada a partir de janeiro do próximo ano.

“Vamos colocar um ponto final nessa situação e garantir um atendimento essencial à população. A pediatria está de volta, e isso é motivo de comemoração”, afirmou o gestor.

O serviço vinha sendo oferecido por estudantes do curso de medicina do Unifunec, através de um contrato de internato firmado com a Secretaria de Saúde e o Consagra. No entanto, esse acordo venceu no final de junho e não foi renovado. O presidente do Consagra e prefeito de Santa Clara D’Oeste, José Basílio, relatou que buscou renegociar com o presidente do Unifunec, Capitão Benitez, mas foi informado pela secretária de Saúde de Santa Fé, Rosana Vassoler, que o internato pediátrico estava sendo encerrado por falta de recursos.

Em nota oficial, o Unifunec explicou que o internato de pediatria funcionava na UPA desde janeiro de 2024, com atendimentos diários de 12 horas, mas foi desativado por decisão do Consagra. A instituição afirmou que manteve os atendimentos até o fim do semestre letivo, e os estudantes foram realocados para cumprir carga horária na Santa Casa de Fernandópolis. O Unifunec reforçou estar aberto ao diálogo e a futuras parcerias que beneficiem a cidade e a região.

Como será o atendimento?

O atendimento pediátrico na UPA volta a acontecer de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, como era anteriormente na parceria com o Unifunec. O atendimento clínico geral, que já existe, seguirá normalmente com médico plantonista das 7h à 1h da manhã, sem alterações na escala médica.