Durante as festas de Natal e Ano Novo, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) intensificou a fiscalização do transporte coletivo intermunicipal, vistoriando 902 veículos, entre ônibus, vans e micro-ônibus.

As operações resultaram em 388 autuações, 24 notificações, 44 veículos retidos e 23 removidos para o pátio. As ações foram realizadas em 27 municípios paulistas, incluindo São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e coibir o transporte clandestino.

Os fiscais verificaram itens como documentação, cumprimento de horários e equipamentos de segurança, além de realocar passageiros em casos de irregularidades. A Artesp reforça que veículos clandestinos representam riscos, pois não passam por vistorias obrigatórias nem oferecem seguro de viagem.

Para evitar transtornos, os usuários devem conferir a regularidade das empresas e veículos pelo site da Artesp ou via QRCode nos ônibus. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pela ouvidoria, pelo telefone 0800 727 83 77 ou e-mail ouvidoria@artesp.sp.gov.br.