Uma megaoperação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de São Paulo, realizada ao longo da quinta-feira (2) e madrugada de sexta (3), desarticulou uma associação criminosa responsável por uma série de roubos à mão armada em Santana da Ponte Pensa e Três Fronteiras, além outas cidades na região. A ação mobilizou mais de 60 agentes das forças de segurança e contou com apoio do helicóptero Águia, do Canil da PM, de equipes territoriais e do 9º BAEP.
Três homens foram presos em flagrante e um quarto suspeito morreu após confronto armado com policiais. Durante as diligências, foram recuperadas joias avaliadas em mais de R$ 100 mil, além de quatro veículos roubados, todos restituídos às vítimas.
Segundo as investigações, o grupo criminoso veio da cidade de Itanhaém, no litoral paulista, para praticar crimes patrimoniais no interior. Apenas entre quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), os criminosos teriam praticado pelo menos cinco roubos, incluindo o roubo de um Chevrolet Onix, uma caminhonete, uma motocicleta, um Toyota Yaris e diversos bens pessoais.

Crimes
Um dos casos ocorreu na manhã de quinta-feira, em Santana da Ponte Pensa, quando dois homens armados em uma motocicleta com placas adulteradas roubaram o veículo da primeira-dama do município. A ação desencadeou perseguição policial, que contou com viaturas, o helicóptero Águia de São José do Rio Preto e apoio de equipes do 9º BAEP.
Outro crime registrado foi o assalto a dois representantes comerciais, de 39 e 40 anos, na noite de quarta-feira (1º), na Rodovia Euclides da Cunha (SP-320). As vítimas tiveram pertences avaliados em mais de R$ 90 mil levados, incluindo 27 maletas com semijoias. O veículo das vítimas foi encontrado abandonado em Três Fronteiras.

Prisões e confronto
As investigações apontaram que os criminosos utilizavam uma chácara na zona rural como ponto de apoio e esconderijo dos produtos roubados. No local, um dos investigados foi preso e confessou participação nos crimes, além de indicar o envolvimento de comparsas.
À noite, dois homens retornaram à propriedade para tentar recuperar os bens roubados. Houve confronto com a polícia, e um deles foi baleado e não resistiu. O outro foi preso no local. Pouco antes, outro integrante já havia sido detido em posse de veículo roubado.
“Foi uma resposta imediata e eficiente das forças de segurança pública, que atuaram de maneira coordenada para neutralizar uma associação criminosa que havia se deslocado de outra região do Estado para cometer crimes aqui no interior”, destacou o delegado Higor Vinicius ao Portal017/Jovem Pan.
As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos.
