A Polícia Civil apreendeu veículos de alto padrão e cumpriu três mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (3) durante uma operação em Fernandópolis (SP). A ação faz parte de uma investigação que apura a suspeita de participação de dois estudantes de medicina em uma associação criminosa especializada em emplacamento veicular irregular.
Durante a “Operação Código Fantasma”, os policiais apreenderam aparelhos eletrônicos pertencentes aos investigados e seis veículos de luxo — cinco automóveis e uma motocicleta.
Segundo a polícia, o grupo é suspeito de inserir dados falsos no sistema do órgão de trânsito para viabilizar emplacamentos irregulares. A fraude teria causado um prejuízo estimado em R$ 1 milhão, devido a taxas e valores de IPVA que deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos do estado de São Paulo.

Os suspeitos foram detidos e levados à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Fernandópolis para depoimento. Após serem ouvidos, foram liberados.
Os veículos apreendidos serão enviados ao Distrito Federal, onde ficarão sob responsabilidade do Poder Judiciário.
A operação foi realizada pela DIG de Fernandópolis em conjunto com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos.