Uma operação realizada na manhã de quarta-feira (15) em Ilha Solteira (SP) resultou na apreensão de 112 kg de fios de cobre, além de outros materiais de procedência duvidosa, como um botijão de gás e uma bateria. A ação, batizada de “Operação Ferro Velho”, contou com a participação das Polícias Civil, Militar, da Guarda Municipal e fiscais da Prefeitura. O objetivo foi fiscalizar estabelecimentos comerciais de sucata na cidade, buscando combater a receptação de materiais furtados, especialmente fios de energia elétrica.
A operação ocorre em um contexto de aumento nos furtos de fios de cobre em Ilha Solteira, com diversos casos registrados recentemente, incluindo furtos em escolas e residências. Durante a ação, quatro ferros-velhos foram vistoriados.
Além da apreensão dos materiais, um estabelecimento foi autuado por queima irregular de fios, e outro, por operar sem alvará de funcionamento e inscrição necessária. Em um dos locais fiscalizados, um menor foi encontrado trabalhando em condições insalubres e sem registro em carteira de trabalho, sendo entregue aos cuidados do avô.
As autoridades destacaram que, além de causar prejuízos financeiros, o furto de fios está diretamente relacionado ao tráfico de drogas, já que muitos usuários recorrem a esses delitos para financiar o vício.
O Delegado Miguel Gomes da Rocha Neto, juntamente com os comandantes da PM, André Caldeira, e da Guarda Municipal, Alexandre Nunes, ressaltaram que operações de fiscalização como esta serão realizadas com mais frequência, visando garantir a segurança e combater práticas criminosas na cidade.