Onda de calor acima da média coloca Santa Fé do Sul e região em "grande perigo"

Município deve registrar temperaturas 5ºC acima da média, com calorão previsto de 37ºC e 38ºC para esta sexta-feira e sábado

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Onda de calor acima da média coloca Santa Fé do Sul e região em "grande perigo"
A próxima semana também será calorão em Santa Fé do Sul e região - Pixabay

Com o aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "Grande Perigo" para Santa Fé do Sul (SP). O alerta vermelho é válido até este sábado (16), às 18h.

O município deve registrar temperaturas 5ºC acima da média, com calorão previsto de 37ºC e 38ºC para esta sexta-feira e sábado, com tendência de aumento.

No domingo (17) os termômetros devem registrar máxima de 37ºC, porém, com tendência de queda e pancadas de chuva e trovoadas isoladas, segundo o Inmet.

De acordo com os meteorologistas, a terceira onda de calor do ano deve durar até a próxima semana e seu ápice deve ocorrer até o sábado (16).

A próxima semana também será calorão em Santa Fé do Sul, com tendência de máximas de 39ºC, vento fraco, baixa umidade e possibilidade de chuva isolada.

O calorão se estende para os municípios de Rubinéia, Nova Canaã Paulista, Santa Clara d'Oeste, Santana da Ponte Pensa, Santa Rita d'Oeste e Três Fronteiras, que devem registras máximas de 37ºC no final de semana e 39ªC na próxima semana.  

O alerta vermelho do Inmet é emitido quando um fenômeno meteorológico é de intensidade excepcional e, desta vez, abrange boa parte do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, além do interior de São Paulo e pequeno trecho do noroeste do Rio Grande do Sul.

Risco à saúde

O aumento excessivo da temperatura poder trazer risco à saúde. O Inmet orienta evitar exposição ao sol em horários mais quentes do dia, atividades físicas, utilizar hidrante e protetor solar para a pele, além da ingestão bastante líquido, não façam.