“Não existe fechamento do noturno”, afirma dirigente regional de ensino sobre suposto fim das aulas na Escola Itael de Mattos, em Santa Fé do Sul

O dirigente regional de ensino, Geraldo Niza da Silva, afirmou em entrevista à Jovem Pan/Portal017 que não há qualquer decisão de encerrar o período noturno da Escola Itael de Mattos, destacando que as aulas seguem normalmente e que o atendimento aos alunos trabalhadores é garantido por lei.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
“Não existe fechamento do noturno”, afirma dirigente regional de ensino sobre suposto fim das aulas na Escola Itael de Mattos, em Santa Fé do Sul
Dirigente regional de ensino da região de Jales, Geraldo Niza da Silva, ao vivo - Imagem: Jovem Pan/Portal017

O suposto encerramento das turmas do período noturno da Escola Estadual Professor Itael de Mattos, em Santa Fé do Sul, gerou preocupação entre pais e alunos nos últimos dias. O assunto ganhou repercussão principalmente por envolver estudantes que dependem do ensino noturno para conciliar trabalho e estudo.

O dirigente regional de ensino de Jales, Geraldo Niza da Silva, esclareceu em entrevista à Rádio Jovem Pan Santa Fé do Sul/Portal017, que não existe qualquer decisão ou possibilidade de fechamento das turmas do período noturno na unidade escolar. Segundo ele, as informações que circularam seriam boatos e fazem parte de um processo de desinformação que acabou gerando apreensão na comunidade escolar.

“Eu gostaria muito de acalmar os pais e os alunos porque não é verdade isso. Nós não podemos fechar as salas do noturno. Alguém está querendo criar esse pânico entre os alunos e os pais, mas isso não é verdadeiro, não existe”, destacou.

Atualmente, mais de 100 alunos já estão matriculados no período noturno da escola. Três turmas estão autorizadas, sendo duas em funcionamento e uma com início previsto ainda nesta semana, após a conclusão da atribuição de aulas. As aulas para o noturno começaram no dia 2 deste mês, assim como nos demais períodos.

O dirigente explicou que há legislação federal que garante o atendimento ao aluno trabalhador no período noturno, o que impede o encerramento dessas turmas. Ele destacou que todos os alunos que comprovarem vínculo empregatício têm direito à vaga e serão atendidos, como já ocorreu em anos anteriores.

“Tem uma legislação, tem uma lei federal que ampara o aluno trabalhador. E a gente sempre cumpriu. No ano passado a gente tinha em torno de 300, 300 e poucos alunos no noturno, alunos trabalhadores. Todos os alunos trabalhadores foram atendidos no ano passado. Esse ano todos os alunos trabalhadores serão atendidos no noturno. Então essa é uma desinformação”, afirmou.

Geraldo Niza da Silva também orientou que, caso novos estudantes passem a trabalhar ao longo do ano, basta procurar a secretaria da escola e apresentar a documentação que comprove o vínculo de trabalho. A partir disso, a Diretoria de Ensino realiza os procedimentos legais para abertura de novas turmas, conforme a demanda.

Outro ponto destacado foi a necessidade de frequência escolar. De acordo com a legislação estadual, alunos matriculados que não comparecerem às aulas nos primeiros 15 dias do ano letivo podem ter a matrícula cancelada. A regra vale para todos os turnos e todas as escolas da rede estadual.

“Tem uma legislação que a escola cumpre. Que os alunos matriculados no início do ano letivo. Se eles não comparecem nos primeiros 15 dias. A escola é obrigada a cancelar a matrícula. É um recado importante para os pais e alunos. Os alunos que não estão indo na escola. Que não foram na escola nesses primeiros 15 dias. Eles terão a matrícula cancelada. Todos os turnos”, finalizou.

A Escola Estadual Itael de Mattos atende atualmente dois períodos: o diurno, em regime de escola integral, e o noturno, destinado exclusivamente a alunos trabalhadores, com funcionamento das 19h às 23h.