A Polícia Militar Ambiental apreendeu seis pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro em uma residência, em Santa Fé do Sul (SP). As aves estavam presas em gaiolas e apenas uma possuía registro. O dono do imóvel foi autuado.
Conforme o 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, os pássaros das espécies canário-da-terra e papa-capim estavam sendo mantidos em cativeiro dentro de gaiolas, penduradas na garagem na área externa do imóvel.
Apenas uma das aves possuía anilha, dispositivo utilizado para registro e identificação do animal, que possibilita a localização do proprietário.
O homem foi autuado “Por manter em cativeiro, espécime da fauna silvestre nativa, sem autorização do órgão ambiental competente", e, “Por caçar espécime da fauna silvestre nativa, sem autorização do órgão ambiental competente".
As aves e gaiolas foram apreendidas pela PMA. Por conta da sua condição selvagem, os pássaros sem identificação foram devolvidos ao seu habitat natural. A ave com identificação permanece apreendida.