Santa Fé do Sul criou 70 vagas de emprego com carteira assinada em fevereiro, segundo os dados do Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O saldo é resultado de 444 contratações e 374 demissões no mês.
A Indústria foi o setor que mais gerou vagas em fevereiro. Foram criados 48 postos de trabalho formais no setor, seguido do setor de Serviços, que criou 33 vagas e A Construção 4 vagas. O Comércio (-7) e Agropecuária (-8) tiveram saldos negativo de empregos no mês. O estoque de empregos se manteve em 8.100 vínculos.
A maioria das vagas geradas foi preenchida por mulheres. Foram 28 postos gerados para homens e 42 para mulheres. A maior geração ocorreu para adultos entre 40 e 49 anos (21 postos) e, 30 e 39 anos (20 postos). A maioria possui ensino Médio Completo de escolaridade (54).
No comparativo com fevereiro de 2023, a criação de empregos ficou no vermelho, com 330 pessoas contratadas e 372 desligamentos, resultando no saldo negativo de -42 na criação de empregos.
Separando os números em grandes agrupamentos de atividade econômica, à época a construção gerou apenas 8 postos e Indústria 1 vaga. A Agropecuária foi o setor com maior saldo negativo (-31), além do Comércio com -13, Serviços -7 geração de empregos nestes setores.
O que é o Caged
O Caged coleta dados do governo federal sobre empregos formais, especificamente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, preenchido pelas empresas.