Os mais de 3 milhões de alunos matriculados nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo retornam às aulas nesta quarta-feira (23), após o recesso do meio do ano. Em Santa Fé do Sul, os mais de 800 estudantes da Escola Estadual Professor Itael de Mattos também iniciam o segundo semestre letivo hoje, conforme informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

O retorno marca o início de uma fase importante para os estudantes que estão com rendimento abaixo do esperado. Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio com notas iguais ou inferiores a cinco nos dois primeiros bimestres participarão de um processo de recuperação.

Essas avaliações vão substituir a menor nota registrada no boletim do 1º semestre em todas as disciplinas do Currículo Paulista e também nos itinerários formativos do Ensino Médio técnico e profissional. As provas contarão com 15 questões de língua portuguesa e matemática e 10 questões para os demais componentes curriculares.

Entre os dias 23 de julho e 5 de agosto, professores e escolas devem promover atividades de reforço e revisão dos principais conteúdos. A recomendação da Seduc é que os educadores priorizem a revisão de conceitos fundamentais e adotem estratégias didáticas que ajudem os alunos a compreender melhor os assuntos abordados no 1º semestre.

As avaliações acontecerão durante o horário regular de aula, com cada escola tendo autonomia para definir os dias específicos para a aplicação das provas — previstas para os dias 6 e 7 de agosto. Para quem não puder comparecer nas datas principais, haverá uma nova chance no dia 8, com a repescagem.