Enquanto algumas taxas de juros médios para concessão de crédito estão em queda, os juros do rotativo do cartão de crédito subiram 11,5 pontos percentuais para as famílias em setembro, alcançando 438,4% ao ano. Apesar da limitação do rotativo implementada no início do ano, os juros continuam a oscilar sem uma redução significativa nos últimos meses.
Essa medida foi criada para reduzir o endividamento, mas não impacta a taxa de juros estabelecida no momento da concessão do crédito, aplicando-se apenas a novos financiamentos. Nos 12 meses até setembro, os juros dessa modalidade caíram 2,7 pontos percentuais, segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas nesta quarta-feira (30) pelo Banco Central.
O crédito rotativo, que dura 30 dias, é utilizado quando o consumidor paga menos do que o total da fatura do cartão, resultando em um empréstimo sobre o saldo restante. Essa modalidade é uma das mais onerosas do mercado.
Após esse período, as instituições financeiras costumam parcelar a dívida do cartão de crédito. Nesse caso, os juros subiram 3,8 pontos percentuais no mês, mas caíram 8 pontos percentuais em 12 meses, totalizando 185,8% ao ano.