Jovem é preso em Santa Fé do Sul suspeito de manter a mãe em cárcere privado

Segundo a Polícia Civil, além do cárcere, ele foi indiciado por descumprimento de medida protetiva, já que a vítima havia solicitado proteção judicial anteriormente, mas o filho continuava morando na residência.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 2 minutos de leitura
Jovem é preso em Santa Fé do Sul suspeito de manter a mãe em cárcere privado
O caso deverá ser encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher de Santa Fé do Sul - Imagem: Reprodução

Um jovem de 21 anos foi preso na terça-feira (3) em Santa Fé do Sul (SP), suspeito de manter a própria mãe em cárcere privado. Segundo a Polícia Civil, além do cárcere, ele foi indiciado por descumprimento de medida protetiva, já que a vítima havia solicitado proteção judicial anteriormente, mas o filho continuava morando na residência.

De acordo com o delegado Renan Ongarato, o caso foi descoberto após denúncias anônimas que levaram os policiais até o imóvel. Em um primeiro momento, a vítima negou que estivesse sofrendo qualquer tipo de violência e afirmou estar sozinha na casa. Pouco tempo depois, novas denúncias reforçaram a situação, e a polícia retornou ao local.

Ainda segundo o delegado, mesmo com a negativa da vítima, os policiais perceberam movimentação dentro da residência e constataram que o suspeito estava no local. Ele tentou se esconder no momento da abordagem, mas foi localizado e detido.

“Os policiais até se deslocaram até lá e conversaram, inicialmente, com a vítima, mas ela disse que nada estava acontecendo em primeiro momento, disse que estava sozinha na casa. Só que, logo minutos depois, a polícia foi acionada novamente para o local, com denúncias de terceiros. Até que a polícia, insistentemente, apesar da vítima negar que o filho estava no local, a polícia verificou, os policiais verificaram uma movimentação na casa, então puderam constatar que o filho realmente estava lá”, destacou.

0:00
/3:41

Na delegacia, a mulher, ainda abalada psicologicamente, confirmou que era mantida em cárcere privado pelo filho. Conforme o relato, o jovem apresentava forte dependência emocional da mãe e a impedia de sair de casa, trabalhar ou ficar longe dele. A vítima afirmou que passou a pedir licenças frequentes no trabalho devido à situação.

O delegado informou ainda que o suspeito exercia pressão psicológica sobre a mãe, dizendo que iria se matar caso ela se afastasse, o que agravava o estado emocional da vítima. Uma colega de trabalho da mulher também compareceu à delegacia e confirmou que recebeu mensagens pedindo socorro, relatando que a vítima não suportava mais a situação vivida em casa.

“Ela relatou que estava sofrendo de cárcere privado do filho, que tem uma dependência emocional muito grande dela. Ele tem uma personalidade antissocial, deixava ela numa situação de vulnerabilidade muito grande, impedia que ela fosse trabalhar, ele não permitia que ela ficasse longe dele”, disse.

Durante o interrogatório, o jovem admitiu ter grande dependência emocional da mãe, mas negou agressões físicas, afirmando que o controle era exercido por meio de pressão psicológica.

Após o flagrante, o caso deverá ser encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher de Santa Fé do Sul, sob responsabilidade da delegada Karla Cristina, que dará continuidade às investigações.