A primeira-dama Janja chegou a Nova York na quarta-feira (17) como parte da equipe precursora que antecipa a agenda presidencial na sede da ONU. Hospedada na residência do representante permanente do Brasil junto à organização, embaixador Sérgio Danese, ela cumpriu compromissos relacionados à preparação da COP30 já na tarde desta quinta-feira (18).

Nomeada em maio como enviada especial para mulheres na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, Janja tem participado de encontros preparatórios e diálogos setoriais que vão alimentar as posições brasileiras para o evento, previsto para novembro em Belém (PA). Entre as atividades realizadas e programadas estão a reunião sobre a transversalização da conexão gênero–clima promovida pelo Instituto Georgetown para Mulheres, Paz e Segurança e o Balanço Ético Global – América do Norte, organizado pela presidência brasileira em parceria com a ONU.

Na sequência, a agenda da primeira-dama prevê, entre outras ações: encontro com representantes da sociedade civil e enviadas especiais no dia 22; reunião sobre merenda escolar regenerativa com a Fundação Rockefeller no dia 23; e café da manhã ministerial para os Campeões da Nutrição no dia 24. Janja também acompanhará o presidente Lula em compromissos da semana: a conferência sobre a Faixa de Gaza (segunda-feira), o debate geral da ONU (terça), o lançamento do Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (terça) — iniciativa que o Brasil vai apresentar na COP30 — e um encontro sobre preservação da democracia (quarta).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não havia desembarcado em Nova York até esta quinta; a previsão é que chegue no domingo (21) e passe a cumprir a agenda oficial a partir daí, hospedando-se na mesma residência do representante brasileiro na ONU.