Na manhã de terça-feira, 29 de outubro, o sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Jales foi fundamental na captura de um homem procurado e suspeito de homicídio. A investigação teve início após o corpo de uma vítima ser encontrado em um córrego, levando as Polícias Civil e Científica a investigarem o caso.
Durante as apurações, um veículo Astra prata, possivelmente ligado ao crime, foi identificado por um dos totens de monitoramento instalados na Avenida Guilherme Soncini. Equipado com um sistema de reconhecimento de placas (LPR), o totem emitiu um alerta e localizou o carro em um dispositivo próximo ao bairro JACB. O monitoramento do veículo foi iniciado e, ao tentar fugir para Fernandópolis, o suspeito foi interceptado e preso pela Polícia Militar.
LEIA TAMBÉM: Homem é encontrado morto com corte no pescoço em córrego em Jales; suspeito é preso
O secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Angelo Caparroz Vieira, destacou que o sistema de videomonitoramento representa um avanço significativo na segurança pública de Jales.
“Os totens desempenham um papel fundamental na gestão da segurança pública, além de agir como um forte elemento dissuasor da criminalidade” ressaltou.
Beatriz Renesto Faile, diretora de Mobilidade Urbana da Prefeitura, informou que o sistema de leitura de placas realiza entre 25 mil e 30 mil leituras diárias, contribuindo para a segurança no trânsito e auxiliando na captura de veículos roubados. Ela ressaltou que a presença dos totens nas vias públicas reduziu os índices de infrações de trânsito em cerca de 20%, ajudando a combater excessos de velocidade, estacionamento irregular e vandalismo.
Totens
Os totens de videomonitoramento em Jales possuem um botão de emergência para alertar autoridades em situações de risco, além de um sistema de mensagens de áudio com campanhas educativas.
Equipados com intercomunicadores para contato direto com a segurança e comunicadores de alta intensidade, os totens têm câmeras de 360º e Speed Dome para monitoramento detalhado. A estrutura é blindada contra armas e vandalismo, com sensores que ativam alarmes em caso de danos.
Um recurso avançado de análise de vídeo detecta automaticamente situações de risco, como aglomerações suspeitas e disparos de armas de fogo, integrando tecnologia de reconhecimento de placas e faces. Desenvolvidos com tecnologia brasileira, esses totens aumentam a segurança da comunidade e ajudam na resolução de investigações, promovendo uma vida mais segura para os munícipes.
**Com Assessoria