Jales decreta situação de emergência devido à alta de casos de dengue

Até o início desta semana, a Vigilância Epidemiológica havia registrado 288 casos positivos da doença, além de investigar quatro óbitos suspeitos.

  • Go to the profile of  Alex Santos
Alex Santos
· 1 minuto de leitura
Jales decreta situação de emergência devido à alta de casos de dengue
O decreto foi publicado no mesmo dia em que a quarta morte em investigação foi confirmada - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Jales decretou emergência na terça-feira (04) devido ao aumento significativo dos casos de dengue na cidade. Até o início desta semana, a Vigilância Epidemiológica havia registrado 288 casos positivos da doença, além de investigar quatro óbitos suspeitos.

O decreto foi publicado no mesmo dia em que a quarta morte em investigação foi confirmada. A vítima, uma mulher de 54 anos, estava internada na Santa Casa de Jales. Além dela, outras três mortes estão sendo investigadas: uma mulher de 67 anos, que faleceu no dia 20 de janeiro, um homem de 88 anos, que morreu em 29 de janeiro, e uma mulher de 39 anos, que faleceu após complicações no dia 22 de janeiro.

Com o aumento no número de casos e mortes suspeitas, a Prefeitura tomou medidas emergenciais para combater a doença. Entre as ações anunciadas está a suspensão de férias e folgas dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. O decreto também autoriza a contratação de serviços, aquisição de insumos e a implementação de outras medidas administrativas necessárias para conter o avanço da dengue, além de reforçar a vigilância e assistência à saúde.

Mutirão

Desde o dia 21 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde e a Equipe de Controle de Dengue iniciaram um grande mutirão de combate à doença. O objetivo é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, e orientar a população sobre as medidas preventivas. Durante o mutirão, as equipes estão visitando casas e terrenos baldios, removendo materiais que possam acumular água e distribuindo material informativo.

A Chefe de Divisão de Combate aos Vetores e Endemias, Vanessa Luzia Silva Tonholi, enfatizou a importância da mobilização coletiva, destacando que a dengue é uma doença séria, mas que pode ser evitada com medidas simples, como eliminar água parada.

O mutirão, que já passou por diversos bairros, vai até o dia 6 de março na área central de Jales. O cronograma completo do mutirão pode ser consultado nas redes sociais e no site oficial da Prefeitura de Jales.