A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) retomou neste mês de fevereiro o calendário de pagamento do IPVA 2026. Para os proprietários de veículos com placa final 1, o prazo para quitar o imposto em cota única, sem desconto, ou pagar a segunda parcela termina nesta quinta-feira (12).
Neste mês, os contribuintes devem optar pelo pagamento integral do imposto, sem desconto, ou efetuar a segunda parcela, caso tenham escolhido o parcelamento. O calendário segue o número final da placa do veículo.
A consulta do valor do IPVA pode ser feita em toda a rede bancária, informando o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), ou diretamente no portal da Sefaz-SP, com o Renavam e a placa do veículo.
O parcelamento pode ser realizado em até cinco vezes, entre janeiro e maio, desde que o valor total do imposto seja igual ou superior a 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps). Para 2026, a Ufesp foi fixada em R$ 38,42. Em casos de valores menores, o pagamento poderá ser dividido em três ou quatro parcelas.
Assim como no ano anterior, a Sefaz-SP definiu que os vencimentos ocorrerão no mesmo dia de cada mês para cada final de placa. No caso da placa final 1, por exemplo, os vencimentos são nos dias 12 de janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Quando a data cair em fim de semana ou feriado, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil.
Para veículos de carga, o calendário é diferente. O pagamento integral, sem desconto, pode ser feito até 22 de abril ou parcelado em até cinco vezes, com vencimento no dia 20 de cada mês.
As alíquotas do IPVA em São Paulo permanecem as mesmas do ano passado: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e máquinas pesadas; 1,5% para caminhões; e 1% para veículos de locadoras.
O pagamento pode ser feito na rede bancária credenciada com o número do Renavam. No estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento. O QR code deve ser gerado exclusivamente no site da Sefaz-SP. Também é possível pagar via internet banking, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou com cartão de crédito nas empresas credenciadas.
A Secretaria alerta que as informações oficiais sobre o IPVA 2026 estão disponíveis apenas em páginas com domínio “sp.gov.br” e orienta os contribuintes a ficarem atentos para evitar golpes.